sexta-feira, 22 de novembro de 2013

COMO SE "FAZ" FOLCLORE

"O folclore é inerente a história e a história é inerente a você, logo o folclore pertence a você também"
Autor Desconhecido
 
     Durante os meses de agosto e setembro foi desenvolvido nas turmas de terceiros anos das professoras Simone Machado e Angela Ibarra Cardoso o Projeto: Como se "faz" folclore.
     Este projeto foi realizado como parte integrante do PACTO - Alfabetização na Idade Certa, oferecido pelo Governo Federal a todos os professores do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano).
     O principal objetivo era proporcionar momentos de leitura e escrita individual ou entre os pares, de forma lúdica e intencional. Para tanto foram oferecidos diversos gêneros textuais relacionados ao folclore como: músicas, receitas, advinhas, trava-línguas, parlendas, lendas, curiosidades, regras de jogo e brincadeiras.
 




 
 
     Houve bastante envolvimento e interesse das crianças, o que acabou gerando a vontade de compartilhar o que aprenderam com as outras turmas. O trabalho interdisciplinar foi muito importante pois a professora Gabriela (Educação Física), explorou em suas aulas algumas das brincadeiras folclóricas.
 
     Dentre todas as brincadeiras pesquisadas, os alunos escolheram a do "gato e rato" para escrever e presentear o 2º ano.
 
     Através da escrita das regras da brincadeira, foi explorado o gênero e suas características.
 
     Com o texto pronto, os 3º anos convidaram através de carta os amigos dos 2º anos para brincar, proporcionando assim um momento muito divertido entre todos.
 
     O projeto foi tão bem executado que foi um dos escolhidos para ser compartilhado no Seminário final do PACTO - módulo Alfabetização, como uma boa proposta didática para o incentivo e uso concreto da leitura e da escrita.
 





 
 
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário