terça-feira, 12 de novembro de 2013

A ÁRVORE DA AMIZADE

A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você."
Ralph Waldo Emerson
          
          Os alunos do 2º ano B da professora Meire, realizaram uma atividade envolvendo o tema "Amizade".

          Durante a semana da criança, conversaram bastante sobre o que era importante e o que as crianças esperavam desta data, chegando a conclusão de que muito mais que presentes, a boa convivência, a família, os amigos, são capazes de fazê-los mais felizes e por muito mais tempo.
          Foi salientado que a amizade é um sentimento de grande afeição, de  simpatia por alguém. Afeto que liga as pessoas umas às outras.

         Depois de muito refletir os alunos resolveram expressar um pouco das conclusões a que chegaram através da construção da árvore da amizade.

          Escreveram cartinhas endereçadas ao 1º ano A, 1º ano B, 2º ano A, 2º ano C, 3º ano A e  3º ano B, convidando-os para participarem da construção da árvore.

          Na base, ou raiz da árvore, foram coladas as palavras que representam virtudes, como amor, perdão, perseverança, companheirismo, etc, sustentando o tronco que representa a amizade. Os galhos representam os amigos, todos unidos no tronco da amizade. Em cada folhinha da árvore, os alunos expressaram suas idéias sobre o que era amizade para eles, criando galhos repletos de sentimentos e profunda clareza sobre o tema.

          Vamos conhecer um pouco desta atividade, através das palavras da professora Meire:

          "A árvore da amizade nasceu da profunda sensibilidade de se refletir sobre a valorização da amizade.

          Essa criação arborizada foi semeada pela mediação pedagógica,  absorvida e regada pelos alunos do 2º ano B e fortalecida pela unificação de todos os alunos da família Nelson Neves.

          Diante de tão esplendorosa árvore da amizade, os alunos puderam refletir e vivenciar os valores que nutrem o sentido único da amizade."
          


Nenhum comentário:

Postar um comentário