quarta-feira, 6 de novembro de 2013

VOCÊ SABIA QUE...

"Somente a curiosidade não envelhece conosco e fica sempre criança."
Emanuel Wertheimer

     Dentro do Projeto de brincadeiras e jogos antigos do 2º ano A da professora Giovana, as crianças realizaram pesquisas para saber a origem e curiosidades sobre alguma delas.

     De posse dessas informações, compartilharam o que aprenderam com os demais alunos, através de pequenos textos no formato "Você sabia que..."

     Confiram abaixo algumas dessa curiosidades:

Você sabia que...
... A origem das bonecas é desconhecida?
Foram feitas há 40 mil anos na Africa e Asia.
Em túmulos egípcios foram encontradas ao lado de crianças. Algumas tinham braços e pernas articulados e cabelos humanos.

Você sabia que...
... Algumas bonecas eram esculpidas em pedaços de madeira com cabelos feitos de cordões de argila. Em 1844, Charles Goodyear produziu a borracha dura, que mais tarde seria utilizada para fabricar bonecas a prova de água.

Você sabia que...
...Há três mil anos já haviam piões?
Se não, fique esperto, pois já eram feitos de argila e podiam ter as pontas com forma de figura humana, animais ou outros relevos. Foram encontrados em túmulos de crianças, assim como as bolinhas de gude.

     Confiram algumas fotos:




     E como a curiosidade precisa ser estimulada cada vez mais, confiram abaixo algumas brincadeiras tradicionais de nosso pais, pesquisadas no site Educar com amor (Projeto Educar com amor: resgatando brincadeiras antigas):

PASSA ANEL 

COMO BRINCAR 

Com as palmas unidas alguém segura um anel. Os demais ficam com as mãos na mesma posição. Quem está com o objeto passa sua mão por entre a dos colegas, deixando o objeto com um deles. Aí, pergunta a outra pessoa: Com quem está o anel? Se ela acertar, vira o passador. Se não, segue tudo igual. 


SOLTAR PIPA

COMO BRINCAR 

Para que a pipa suba bastante, deixe-a contra o vento. Quando ela começar a voar, solte e movimente a linha para que ela permaneça no ar e faça diferentes manobras. 


TREM MALUCO

COMO BRINCAR

Em duplas, canta-se fazendo movimentos sincronizados. A cada verso, uma mão vai para baixo, enquanto a outra vai para cima. Depois estendidas, batem nas palmas do colega. Quanto mais rápido, melhor. se alguém errar, pode parar e começar. 


RODA

COMO BRINCAR

As crianças se dão as mãos, formam uma roda e cantam melodias que podem ou não ser acompanhadas de coreografia. 


PIÃO

COMO BRINCAR

Enrola o cordão no pião e lançá-lo no chão. Ganha quem conseguir girá-lo por mais tempo.  

O folclorista Luiz da Câmara Cascudo definiu o pião com estas palavras: 

“Pião, brinquedo de madeira piriforme, com ponta de ferro, por onde gira pelo impulso do cordão enrolado na outra extremidade puxado com violência e destreza”. (…)


AMARELINHA

COMO BRINCAR

Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’. 
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo diagrama primeiro. 


BOLINHA DE GUDE

COMO BRINCAR

Desenha-se um triângulo no chão, e as bolinhas são espalhadas dentro dele e o objetivo é, ao atirar uma bolinha, tirar várias outras da área do triângulo sem deixar que a que foi lançada saia da área marcada. Mas esse jogo permite diferentes variações através de regras elaboradas pelo grupo que está brincando. 


QUEIMADA

COMO BRINCAR

A partida do jogo é iniciada com o apito do instrutor, assim um jogador do partido a quem coube a bola arremessa-a ao campo adversário com o objetivo de atingir, “queimar”, algum jogador adversário.A brincadeira do jogo de queimada não existe número estabelecido de participantes, as regras não são muito rígidas, porém o objetivo é o mesmo: Eliminar a equipe oposta.Neste jogo a criança aprende desde cedo a seguir regras. 


TRÊS MARIAS

COMO BRINCAR

No primeiro lançamento no chão liso,é feito com todas as pedrinhas tentando colocá-las em uma boa distância uma da outra, para melhor apanhá-las uma a uma jogando uma pedrinha para o ar, enquanto apanha as outras, o jogador não pode bulir nenhuma delas e nem errar a jogada.
O segundo lançamento é feito tentado espalhar as pedrinhas duas a duas para facilitar a pegada, que é feita de duas em duas atirando a que sobra das cinco para o ar enquanto ajunta as outras duas e pega a que foi para o ar junto com estas.
A terceira jogada é apanhar uma das pedrinhas primeiro, enquanto atira a a outra e também apanha e depois as três juntas.
A quarta jogada, joga uma para o alto e coloca quatro no chão, enquanto a que sobe desce para ser apanhada, voltando a jogá-la e apanhando as quatro juntas mais a que foi atirada. 
A quinta jogada consiste em colocar o dedo polegar e o indicador no chão formando um arco, como trave de futebol, pegar uma pedrinha que estiver mais perto da boca do arco para deixá-lo mais livre e enquanto atira e pega a pedra no ar, as outras são empurradas com a outra mão em direção ao gol. As pedras deverão passar no gol em uma única empurrada.
A sexta e última jogada é feita espalhando as pedras que serão apanhadas uma a uma com os dois dedos indicadores da mão esquerda e direita que deverão se abraçar formando um bico de pássaro os dois dedos, atirando-as para o alto, abrindo uma pequena fenda nas mãos e apanhando-as. Sempre que o jogador errar ele recomeça o jogo na sua vez. 


PETECA

COMO BRINCAR

Formar uma roda com pelo menos três integrantes. Quem vai começar segura a peteca com uma mão e bate nela de baixo para cima com a outra, lançando-a para um dos outros. Ao receber o brinquedo, esta criança o rebate, passando adiante. Também pode-se jogar em dupla ou sozinho, jogando apeteça para cima o máximo que conseguir. 


TELEFONE SEM FIO

COMO BRINCAR

Todos se sentam em um círculo ou em fila, um ao lado do outro, e a brincadeira começa com um dos jogadores elaborando uma frase e dizendo-a bem baixinho no ouvido do participante que estiver ao seu lado.
Este repete a frase, como a ouviu, para a próxima pessoa e assim sucessivamente até o último jogador, que deve dizer a frase em voz alta.
Raramente ela será a mesma dita pela primeira pessoa da roda, o que garante a diversão do jogo. 


PULAR CORDA

COMO BRINCAR

A diversão vale para uma, duas, ou mais crianças. No caso de dupla é só amarrar uma das pontas da corda num lugar. Uma bate para que a outra pule. Há diversas técnicas e músicas para pular corda. Uma delas, comum no país, é a que começa com: “Um homem bateu em minha porta e eu abri”. A cada frase, quem pula tem que fazer o que a música propõe. Assim enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “ Um homem bateu e minha porta e eu abri. Senhoras e senhores pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponha a mão no chã. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha. E vão, pro olho da rua! Ai é hora de sair sem que atrapalhe o bater da corda. Quem conseguir chegar ao final da musica sem errar será o vencedor.


ESCONDE-ESCONDE

COMO BRINCAR

A criança tem de se esconder e não ser encontrada, a criança que deverá procurar os demais elementos do grupo deve permanecer de olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. Após a contagem, a criança sai em busca dos amiguinhos que estão escondidos. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.


PEGA-PEGA

COMO BRINCAR

Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.


CORRE CUTIA

COMO BRINCAR

Primeiro, todo mundo que quiser brincar se senta em círculo com as pernas cruzadas. Aí, é hora de escolher um participante para ser a cotia.
A cotia recebe um lenço e é o personagem principal desse jogo. Sua tarefa é correr pelo lado de fora da roda, enquanto as outras crianças cantam a música. Antes do fim da música, a cotia deixa o lenço cair, muito discretamente, atrás de alguém. Quando a música termina, todos olham para trás, para descobrir quem ficou com o lenço. Aí, é que fica emocionante! O novo dono do lenço tem que sair correndo feito louco atrás da cotia que, por sua vez, também já disparou. Se o novo dono do lenço conseguir pegar a cotia antes que ela se sente em seu lugar, a cotia tem que fazer tudo de novo. Se o novo dono do lenço não pegar a cotia, ele fica sendo a próxima cotia e a brincadeira recomeça. 


Os brinquedos dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de um povo. Porém uma coisa, não muda. O encanto que causam nas crianças. Com objetos simples, elas se entretêm e viajam para um mundo de imaginação - se transformam em cavaleiros e equilibristas, voam pelos céus... Para incrementar ainda mais esses momentos de diversão, convide os pequenos para uma oficina. Eles vão dar mais valor aos tradicionais cavalos de pau, pés de lata e bambolês se ajudarem você a produzi-los. Como no exemplo a baixo que com material simples podemos ter logo um brinquedo novo.

Durante o desenvolvimento das brincadeiras, serão também oferecidos aos alunos figuras dos personagens de Monteiro Lobato para serem enfeitadas. Essas figuras serão utilizadas na montagem do mural.

A culminância desse projeto será com um dia festivo na escola, preparado pelas educadoras e alunos. Neste dia faremos uma grande atração recheada de brincadeiras do tempo da vovó. Os pais serão convidados a participar.

As pesquisas sobre os personagens criados por Monteiro Lobato, bem como suas obras, e personagens, serão expostas através de um lindo mural confeccionado pelas crianças.

Os brinquedos confeccionados por elas serão usados nas brincadeiras. Esse projeto pode ser adaptado conforme faixa etária a ele destinado.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário