segunda-feira, 21 de setembro de 2015

CANTINHOS DE BRINCADEIRAS

     Toda criança sabe brincar. E justamente por ser a brincadeira expressão típica da infância, muitas vezes acreditamos que ela sempre acontece naturalmente e não necessita da intervenção do adulto. Mas o planejamento da brincadeira deve ser idêntico ao de outras atividades? Precisamos propor novas organizações do espaço, ou a criança é quem deve criar os cantos destinados ao brincar? 

     Segundo Gilles Brougère,  a criança não brinca em uma ilha deserta. Ela brinca com substâncias materiais e imateriais que lhes são propostas. Os brinquedos orientam a brincadeira, trazem-lhe a matéria. Algumas pessoas são tentadas a dizer que eles a condicionam, mas então, toda a brincadeira está condicionada pelo meio ambiente. Só se pode brincar com o que se tem e a criatividade […] permite, justamente, ultrapassar esse ambiente, sempre particular e limitado.  
(Fonte: Instituto Avisa Lá)

     Nossos alunos na Educação Infantil participam com muito entusiasmo dos cantos de brincadeiras, tendo a oportunidade de  conhecer o próprio corpo, o mundo em que vivem e seus objetos, imitar os comportamentos dos adultos à sua volta, assimilar valores e hábitos culturais, elaborar sentimentos e situações vividas. Brincar é uma das formas mais importantes de estar no mundo e pensar sobre ele.







Nenhum comentário:

Postar um comentário