sexta-feira, 17 de junho de 2016

INFANTIL IV - TRABALHANDO COM AS FRUTAS

     Os alunos do Infantil IV, da professora Selma tiveram uma deliciosa aula, envolvendo os quatro  sentidos: olfato, paladar, visão e tato.

  É comum, em casa, ouvirmos um "Eu não gosto!", quando oferecemos às crianças determinadas frutas, verduras ou legumes, isso sem ao menos terem experimentado. 

   A professora Selma provou a seus alunos que experimentar os alimentos que não conhecemos ou que recusamos sem nunca ter experimentado, pode render agradáveis surpresas. 

   Seguindo a sua ideia, descrevemos abaixo outras atividades que podem ser realizadas com as crianças para que percam o preconceito com as frutas, legumes e verduras. Todas as atividades sugeridas proporcionam a identificação dos alimentos e estimulam o conhecimento e o interesse das crianças por alimentos mais saudáveis, que muitas vezes estão fora da sua alimentação habitual.


Dica de leitura! Combustível para o corpo Coleção O Futuro Cidadão - Escala Educacional 

Este livro explica de maneira clara a importância da alimentação para nossa saúde e como ela determina nosso ritmo no dia a dia. Característico da coleção, Combustível para o corpo tem linguagem leve e bem acessível, ideal para abordar importantes temas e trazer divertidas lições aos pequenos leitores.
Autor e ilustrador: Newton Foot
Assuntos: educação alimentar, vida em sociedade
Onde encontrar: www.escalaeducacional.com.br

Cobra-cega: "Que alimento é esse?"

Materiais:
 Frutas e legumes cozidos
 Faixa para vendar os olhos
* Saco plástico ou de pano
Atividade:
1. Divida as crianças em grupos.
2. Coloque as frutas e legumes in natura na sacola. 
3.
 Escolha uma criança por rodada e vende os olhos dela. 
4. 
Tire um alimento da sacola, sem escolher, e mostre para o restante dos alunos pedindo para eles não dizerem nada. 
5. 
O alimento será avaliado de três formas pela criança com os olhos vendados: odor, paladar e tato.
6. 
Primeira tentativa (odor): aproxime o alimento in natura do nariz da criança para ela sentir o cheiro e pergunte que alimento é. Se ela acertar, ganha três pontos, se errar, siga para a segunda tentativa.
7. 
Segunda tentativa (paladar): a criança deve comer um pedaço do alimento, neste momento anote se ela gostou ou não e o sabor que ela descrever (amargo, doce, salgado). Se ela acertar, ganha dois pontos, se errar siga para a terceira tentativa. 
8. 
Terceira tentativa (tato): deixe a criança segurar o alimento que foi retirado do saco. Se ela acertar ganha um ponto.
9. Ganha a brincadeira o grupo que fizer mais pontos.
Comentário
Destaque para as crianças a importância de experimentar os alimentos antes de dizer que não gostam. Exemplifique com algum alimento que as crianças não gostavam e após terem experimentado disseram ter gostado.


As práticas alimentares adquiridas na primeira infância, por imitação e condicionamento principalmente, ficam profundamente arraigadas no indivíduo e são difíceis de modificar. É neste contexto que se observa a importância da escola na conscientização das crianças a praticarem hábitos alimentares saudáveis.
Tatiane Vanessa de Oliveira

Dica esperta!
Misture na brincadeira diversas frutas ou legumes de que as crianças gostam e não gostam (ou dizem que não gostam).

* Tatiane Vanessa de Oliveira é nutricionista (CRN3 - 18797), doutora em Ciências (USP) e sócia-diretora da Via Nutricia - Consultoria & Assessoria Nutricional. Site:www.vianutricia.com. br. E-mail: tatianeoliveira@ vianutricia.com.br


Jogo da memória
Materiais:
 Cartolina 
 Desenhos de frutas, verduras ou legumes em papel sulfite
 Lápis de cor 
 Tesoura e cola
Atividade:
1. Em folhas de sulfite faça desenhos de frutas, verduras e legumes, tendo pelo menos seis pares. Você pode usar o modelo como sugestão e tirar cópias.
2.
 Peça para as crianças pintarem os desenhos. 
3. 
Recorte depois de pintados e cole em cartolina.
4. 
O jogo da memória está pronto. Agora é só colocar as crianças para brincar e você pode observar o comportamento delas.
5. Peça para as crianças, sempre que virarem as cartas do jogo, falar qual é a fruta e se elas gostam ou não; anote para discutir com elas no final da atividade.




Cara colorida
Materiais:
 
Cartolina colorida 
 Desenho de um rosto de menina ou menino 
 Tesoura e cola 
 Revistas com fotos de alimentos

Atividade:
1. Cole o rosto de uma menina ou de um menino no centro de uma cartolina.
2. As crianças devem procurar nas revistas alimentos (frutas, verduras e legumes) e recortar.
3. 
Cole esses alimentos próximos à boca, para simular que o personagem está comendo.
4. Deixe a criança escolher o que ela quer colar e observe a criatividade e a escolha dela. 
5. 
Durante a atividade, faça perguntas aleatórias sobre o alimento que ela escolheu e faça anotações para depois trabalhar com as crianças.
Depois da atividade:
As anotações realizadas durante as atividades pelo educador sobre preferências e escolhas podem ser trabalhadas em sala de aula, com explicações sobre a importância de uma alimentação saudável e do consumo de frutas, verduras e legumes, bem como quais são as funções destes alimentos.
Fonte: Revistaguiainfantil.uol.com.br

   Confiram abaixo as crianças se deliciando com a atividade:




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário