É comum, em casa, ouvirmos um "Eu não gosto!", quando oferecemos às crianças determinadas frutas, verduras ou legumes, isso sem ao menos terem experimentado.
A professora Selma provou a seus alunos que experimentar os alimentos que não conhecemos ou que recusamos sem nunca ter experimentado, pode render agradáveis surpresas.
Seguindo a sua ideia, descrevemos abaixo outras atividades que podem ser realizadas com as crianças para que percam o preconceito com as frutas, legumes e verduras. Todas as atividades sugeridas proporcionam a identificação dos alimentos e estimulam o conhecimento e o interesse das crianças por alimentos mais saudáveis, que muitas vezes estão fora da sua alimentação habitual.
Dica de leitura! Combustível para o corpo Coleção O Futuro Cidadão - Escala Educacional Este livro explica de maneira clara a importância da alimentação para nossa saúde e como ela determina nosso ritmo no dia a dia. Característico da coleção, Combustível para o corpo tem linguagem leve e bem acessível, ideal para abordar importantes temas e trazer divertidas lições aos pequenos leitores. Autor e ilustrador: Newton Foot Assuntos: educação alimentar, vida em sociedade Onde encontrar: www.escalaeducacional.com.br |
Cobra-cega: "Que alimento é esse?" Materiais: ★ Frutas e legumes cozidos ★ Faixa para vendar os olhos * Saco plástico ou de pano Atividade: 1. Divida as crianças em grupos. 2. Coloque as frutas e legumes in natura na sacola. 3. Escolha uma criança por rodada e vende os olhos dela. 4. Tire um alimento da sacola, sem escolher, e mostre para o restante dos alunos pedindo para eles não dizerem nada. 5. O alimento será avaliado de três formas pela criança com os olhos vendados: odor, paladar e tato. 6. Primeira tentativa (odor): aproxime o alimento in natura do nariz da criança para ela sentir o cheiro e pergunte que alimento é. Se ela acertar, ganha três pontos, se errar, siga para a segunda tentativa. 7. Segunda tentativa (paladar): a criança deve comer um pedaço do alimento, neste momento anote se ela gostou ou não e o sabor que ela descrever (amargo, doce, salgado). Se ela acertar, ganha dois pontos, se errar siga para a terceira tentativa. 8. Terceira tentativa (tato): deixe a criança segurar o alimento que foi retirado do saco. Se ela acertar ganha um ponto. 9. Ganha a brincadeira o grupo que fizer mais pontos. Comentário Destaque para as crianças a importância de experimentar os alimentos antes de dizer que não gostam. Exemplifique com algum alimento que as crianças não gostavam e após terem experimentado disseram ter gostado. |
As práticas alimentares adquiridas na primeira infância, por imitação e condicionamento principalmente, ficam profundamente arraigadas no indivíduo e são difíceis de modificar. É neste contexto que se observa a importância da escola na conscientização das crianças a praticarem hábitos alimentares saudáveis.
Tatiane Vanessa de Oliveira
Tatiane Vanessa de Oliveira
Dica esperta! Misture na brincadeira diversas frutas ou legumes de que as crianças gostam e não gostam (ou dizem que não gostam). |
* Tatiane Vanessa de Oliveira é nutricionista (CRN3 - 18797), doutora em Ciências (USP) e sócia-diretora da Via Nutricia - Consultoria & Assessoria Nutricional. Site:www.vianutricia.com. br. E-mail: tatianeoliveira@ vianutricia.com.br
|
Jogo da memória Materiais: ★ Cartolina ★ Desenhos de frutas, verduras ou legumes em papel sulfite ★ Lápis de cor ★ Tesoura e cola |
Atividade: 1. Em folhas de sulfite faça desenhos de frutas, verduras e legumes, tendo pelo menos seis pares. Você pode usar o modelo como sugestão e tirar cópias. 2. Peça para as crianças pintarem os desenhos. 3. Recorte depois de pintados e cole em cartolina. 4. O jogo da memória está pronto. Agora é só colocar as crianças para brincar e você pode observar o comportamento delas. 5. Peça para as crianças, sempre que virarem as cartas do jogo, falar qual é a fruta e se elas gostam ou não; anote para discutir com elas no final da atividade. |
Cara colorida Materiais: ★ Cartolina colorida ★ Desenho de um rosto de menina ou menino ★ Tesoura e cola ★ Revistas com fotos de alimentos |
Atividade: 1. Cole o rosto de uma menina ou de um menino no centro de uma cartolina. 2. As crianças devem procurar nas revistas alimentos (frutas, verduras e legumes) e recortar. 3. Cole esses alimentos próximos à boca, para simular que o personagem está comendo. 4. Deixe a criança escolher o que ela quer colar e observe a criatividade e a escolha dela. 5. Durante a atividade, faça perguntas aleatórias sobre o alimento que ela escolheu e faça anotações para depois trabalhar com as crianças. Depois da atividade: As anotações realizadas durante as atividades pelo educador sobre preferências e escolhas podem ser trabalhadas em sala de aula, com explicações sobre a importância de uma alimentação saudável e do consumo de frutas, verduras e legumes, bem como quais são as funções destes alimentos. |
Fonte: Revistaguiainfantil.uol.com.br
Confiram abaixo as crianças se deliciando com a atividade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário