quinta-feira, 29 de outubro de 2015

EXPOSIÇÃO - PROJETO MÃOS DADAS

     No ano de 2015, tivemos a reedição do projeto “Mãos Dadas, Unindo Forças” na rede municipal de ensino, que consiste na realização de atividades que levam os alunos a refletir sobre suas próprias condutas, a partir de princípios e virtudes vinculados à justiça, respeito mútuo e tolerância, que objetivam na educação para a cidadania. As atividades foram trabalhadas no ambiente escolar e também dentro de casa.
     O projeto, idealizado pela psicopedagoga Stefânia Cerruti a pedido do prefeito Gustavo Stupp, foi desenvolvido nas Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs), Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (Cempi), no Centro Educacional Municipal de Apoio e Atendimento Especial (Cemaae) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa, que em 2015 foi realizado até julho, existe desde o ano passado.
     As atividades são interdisciplinares, ou seja, são trabalhados de forma conjunta entre várias disciplinas e são divididas por ano escolar. Para os nonos anos, palestras sobre a história de Malala, uma ativista paquistanesa de 17 anos, foram sendo realizadas nas Emebs “Cleusa Marilene Vieira de Mello”, “Jorge Bertolaso Stella”, “Francisco Piccolomini” e “Professor Humberto Brasi”.
     Após a palestra, os alunos fizeram uma reflexão através de um questionário sobre o tema, realizado em grupo, como uma forma de incentivar a observação sobre direitos humanos e o acesso à Educação no Brasil e no mundo, que deram origem à perguntas que foram feitas pelos próprios alunos pessoalmente à secretária de Educação de Mogi Mirim, Márcia Róttoli de Oliveira Masotti, em uma espécie de entrevista.
O PROJETO
     O “Mãos Dadas, Unindo Forças” teve continuidade neste ano pela Secretaria de Educação pela importância dos temas abordados e por entender que a instrução e a formação da cidadania são indissociáveis e que o papel da escola não implica somente no aprendizado dos conteúdos, mas também na formação ética de crianças e jovens.
tabela

     Vamos conferir as fotos da exposição que aconteceu na escola e posteriormente na Estação Educação?
















Nenhum comentário:

Postar um comentário