terça-feira, 13 de agosto de 2013

PEA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA INTERNATIONAL PAPER

" A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades"
Agenda 21

      P.E.A. - Programa de Educação Ambientall do Instituto International Paper (IIP), realizado há 20 anos em parceria com as Secretarias de Educação e Diretorias de Ensino. Já atendeu mais de 62 mil crianças e jovens nas regiões em que a empresa atua. É realizado com alunos dos  5º anos do Ensino Fundamental I e dos 9º anos do Ensino Fundamental II de escolas públicas e particulares de 21 municípios (Luiz Antônio, Guatapará, Pradópolis, Serrana, Ribeirão Preto, Guariba, Cravinhos, Pitangueiras, Matão, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Holambra, Arthur Nogueira, Estiva Gerbi, Chácara Alvorada, Cosmópolis, Conchal, Martinho Prado, Itapira).

Objetivos:
  • Sensibilizar, conscientizar, engajar e educar os participantes do programa para que eles sejam multiplicadores de conceitos e melhores práticas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
  • Descrever as principais etapas envolvidas do plantio à fabricação da celulose e papel.
  • Ressaltar a importância das florestas plantadas como potenciais colaboradores na conservação dos recursos naturais.
     Os alunos do 5º ano da EMEB Prof. Nelson Neves de Souza também fizeram parte desse projeto.
   
     Confiram abaixo o relato da visita à International Paper, realizada no mês de junho do corrente ano:

Relato da visita à International Paper

     No dia 18 de junho de 2013, nós alunos do 5º ano, visitamos o Horto Florestal do IIP. Fomos de ônibus, e quando chegamos lá, os monitores estavam esperando.
     A Jordana e o Gustavo (monitores), nos separaram em dois grupos. Em roda, nos apresentamos de um jeito divertido usando a lona de um paraquedas.




     Em seguida brincamos de "morcego e mariposa", aquecemos o corpo com danças e cantigas de roda. Jordana nos lembrou que o importante é a diversão e não precisamos ser competitivos nas brincadeiras.

     
 





     Logo depois fomos ouvir uma palestra sobre como é feito o papel. Aprendemos que é feito com a celulose encontrada no eucalipto. A madeira do eucalipto é cortada em pedaços pequenos, misturada com água e levada em uma panela de pressão gigante. Lá ela é cozida até virar uma massa de celulose. Depois é branqueada, passa por uma secagem e se torna uma grande folha lisa. Por fim é cortada, empacotada e disponibilizada para uso.



     O IIP planta novas mudas de eucalipto todo ano para garantir outras árvores. Essas mudas vão precisar de sete anos para se desenvolver e serem utilizadas. As partes dos eucaliptos que não são usadas para fabricar o papel, são trituradas e preparadas para virar adubo ou até mesmo essência para produtos de limpeza.

     Depois de aprendermos tudo isso fomos lanchar: mistão, suco de laranja, bolo de chocolate e bombom. Que delícia!

     Após o lanche brincamos de chupim e coruja/verdade ou mentira e de vendar os olhos dos amigos.

     Logo depois entramos na mata para fazer uma trilha. Começamos a trilha de olhos vendados e para caminhar era preciso segurar no ombro do amigo, em fila. No começo foi assustador, mas depois que acostumamos, ficou divertido. Após tirarmos as vendas, a monitora pediu que colocássemos as mãos atrás das orelhas e ouvimos melhor os sons da mata. Colocamos também as mãos na frente das orelhas para comparar os diferentes sons. Nossa próxima atividade foi o bingo da mata. Tínhamos que encontrar, durante a trilha, diferentes temperaturas de árvores, algo branco, um fruto, uma flor, uma semente, um cipó, uma folha maior que o rosto, algo macio e diversos tons de verde. Essa atividade foi excelente.

     Em seguida ganhamos um HQ do chamequinho e uma caneca, entramos no ônibus para ir ao Museu do Instituto.

     No museu vimos animais empalhados, ossos, pedaços de madeira, sementes, moldes com pegadas de alguns animais, ovos, borboletas, mariposas e esqueletos. Achamos o lugar interessante.

     Para encerrar o passeio, fizemos uma avaliação sobre a visita no Instituto e já era hora de voltar para a escola. Finalizamos com uma dança de Terra, Água, Ar e Fogo. Que pena, tivemos que voltar para o ônibus.

     O passeio foi muito legal, aprendemos coisas novas e queremos ir novamente.

Alunos do 5º ano A e professora Betinha




Nenhum comentário:

Postar um comentário