quinta-feira, 27 de junho de 2013

INFANTIL V - PROFESSORA SANDRA

"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores."
Charles Eliot

     Em meados de Março, a professora Sandra apresentou aos alunos a proposta para o projeto da Semana da Leitura, lançando a pergunta: Por que as pessoas leem? As respostas foram anotadas e discutidas.

      Falou sobre a proposta de trabalhar com um autor e disse que leria alguns livros de diversos autores para que eles conhecessem e pudessem escolher. O primeiro livro lido foi "Tão perto, tão longe dos bichos" de Ellen Pestili. As crianças gostaram muito e se interessaram em saber mais sobre a autora, que já havia estado em nossa escola realizando alguns projetos.

     Mais livros foram lidos (escritos ou ilustrados pela Ellen). Sua biografia também não foi esquecida, e as crianças ficaram sabendo que desde pequena a autora já gostava de inventar e ilustrar histórias.

     Aproveitando que havia lido para eles a história: "Agora é minha vez", de Zeca Sampaio (ilustração da Ellen) em que o final  é "...E quem quiser outra história, entre todos vocês, puxe pela memória, que agora é sua vez", a professora propôs que inventassem uma história que acabou sendo chamada de "O cachorro japonês".

     Durante o projeto foram trabalhadas diferentes produções de texto: 
- carta para a direção, solicitando autorização para usar o laboratório de informática e obter acesso ao site da Ellen;
- e-mail para a autora pedindo o envio de uma receita culinária que gostasse de fazer para os filhos;
- receita culinária;
- resenha e reconto de histórias;
- cartaz informativo sobre a autora;
- cartas e desenhos para presentear a autora;
- biografia;
- bilhetes;
- dedicatória para o caderno de receitas que foi oferecido durante a visita da autora.

     O ponto chave desse projeto foi uma atividade chamada "Chá com Ellen Pestilli", que será compartilhada na próxima postagem, através de um relatório escrito pelas crianças.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário