terça-feira, 12 de março de 2013



ARTE RUPESTRE NA ESCOLA

"A arte é a assinatura da civilização." (Beverly Sills)


     Conhecer a história de nossos antepassados, seus mistérios e costumes levaram os 3° anos A e B para uma viagem no tempo através da história da Arte.
     Tudo começou aqui mesmo no Brasil cerca de 12 mil anos atrás na Serra da Capivara onde os primeiros habitantes do Brasil deixaram suas marcas, registros cotidianos através de desenhos chamados hoje de ARTE RUPESTRE.
     Durante as duas aulas onde este tema foi abordado os alunos apreciaram imagens de desenhos rupestres encontrado no Piauí, na Serra da Capivara.
    Aprenderam como os homens da caverna produziam seus desenhos, quais pigmentos usavam, ferramentas para as produções e o que costumavam ilustrar nas paredes das cavernas. Observaram a representação humana e dos animais, cenas de grupos, lanças e representações de difícil entendimento. Observaram cores, linhas e formas.
     Aprenderam ainda que em todos os continentes a arte rupestre está presente e que tornou-se muito importante pois foi através do estudo desses desenhos que o homem de hoje soube um pouco dos homens que viveram aqui há tantos anos atrás.
     Na aula de informática com a professora Josiane os alunos puderam visitar a gruta de Lascaux, (http://www.lascaux.culture.fr/ ) saindo do Brasil e indo direto para a França onde esta famosa gruta guarda desenhos de cerca de 17 mil anos atrás. Os alunos foram orientados a observar como essas representações encontradas na França são diferentes das vistas aqui no Brasil.
     Como resultado disso, o trabalho iniciou-se com um estudo no caderno feito com papel sulfite texturizado e giz de cera e em seguida grandes painéis foram elaborados pelos alunos com representações de gravuras rupestres e utilizando tintas naturais para que a idéia da pigmentação natural fosse experimentada pelas crianças. Urucum, café e açafrão deram ainda mais cor e cheiro para esta aventura!!!
Profa. Tatiana Prado

Confiram agora as fotos dessa atividade:












Um comentário: