quinta-feira, 28 de julho de 2011

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

VOCÊ SABIA?

Você sabia que a quantidade de comida que vai parar no lixo poderia impedir que pelo menos 200 mil crianças morressem de desnutrição por ano?
Precisamos aproveitar ...

VOCÊ SABIA?

Precisamos aproveitar melhor os alimentos pois muitas pessoas e crianças morrem por desnutrição todo ano. Nosso país é o maior produtor de frutas do mundo, mas quase metade dessas frutas vão para o lixo.
Estamos acostumados a jogar cascas e talos de legumes e comprar alimentos em excesso. Então devemos ensinar a nossos familiares como cuidar dos alimentos e ensinar que casaca de legumes e frutas servem para fazer muitas receitas.
As cascas  de frutas e talos dos legumes são muito nutritivos e com eles podemos fazer receitas gostosas, doces e salgadas, reaproveitando em vez de jogar no lixo.
Se todo mundo colaborar e reaproveitar irão menos alimentos para o lixo e o mundo ficará melhor e bem aproveitado. Nós precisamos fazer o possível para não jogar alimento no lixo.

Texto elaborado com base no texto “Quase metade faz frutas se perde” do livro didático de Português, 3ª série da autora Lucinéia Machado  pelos alunos do 4º Ano A: Nayara, Dani, Nathália, Ana Letícia, Thainara e Gisele.



COMO PODEMOS APROVEITAR NOSSO ALIMENTO

Este é um assunto muito importante devemos reaproveitar as cascas das frutas e vegetais, com isso podemos fazer várias receitas, fazer bolos, tortas e até adubo de plantas.
Tem muitas pessoas jogando no lixo a maior parte de seu alimento enquanto algumas pessoas não tem o que comer.
A comida que vai parar no lixo poderia alimentar mais de 200 mil crianças que morrem de desnutrição.
O Brasil é o lugar onde se produz a maior quantidade de frutas, cerca de 10 milhões de toneladas vão para o lixo.
Ai vão algumas dicas bem quentinhas:
·        Aproveite as cascas dos alimentos.
·        Aproveite também os talos de alimentos para fazer refogado.

Precisamos reaproveitar o alimento: Faça sua parte!

Texto elaborado com base no texto “Quase metade faz frutas se perde” do livro didático de Português, 3ª série da autora Lucinéia Machado pela aluna Bianca Carolina Damásio – 4º Ano C


A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS

Cada vez que comemos um alimento, aumentamos um ponto na nossa nutrição e diminuímos um ponto na quantidade de alimentos produzidos no planeta.
Se você fez uma sopa e usou legumes com essas cascas faça um creme de legumes, tortas, bolos etc.
O nosso país é o maior produtor de frutas no mundo, mas quase metade das frutas, cerca de 10 milhões de toneladas também vão para o lixo.
O Brasil também perde mais de R$ 9 bilhões em todo o ano, sem contar a quantidade de alimentos que são jogados fora em casa. Se reaproveitarmos as coisas, o mundo vai ser melhor!
Dica: Use cascas e talos para fazer sucos, cremes, bolos, tortas, sorvetes etc.
Você também pode usar sobras de alimentos como fertilizantes para plantas. Se pensarmos melhor, vamos fazer o melhor!

Vamos pensar no futuro, vamos ajudar o planeta!

Texto elaborado com base no texto “Quase metade faz frutas se perde” do livro didático de Português, 3ª série da autora Lucinéia Machado pela aluna Beatriz Biazotto Rodrigues – 4º Ano C


COMO FAZER AS FRUTAS DURAREM MAIS TEMPO

Se você cortar uma maçã e melhor por em uma sacola plástica, embrulhar e por na geladeira, assim dura mais. Se você for ao mercado veja a data de validade, você não deve comprar só da promoção, as vezes a data de validade pode estar vencido.
Comer frutas é melhor para saúde.
Coma devagar, comer rápido faz mal para a saúde e aproveite as cascas de frutas em receitas novas e talos de vegetais em outras receitas.

Texto elaborado pelo aluno Gabriel Natan Antunes de Mello – 4º Ano C


QUASE METADE DAS FRUTAS SE PERDE

Um quarto de pessoas do Brasil inteiro estão desperdiçando alimentos, enquanto isso 32 milhões de pessoas estão subnutridas.
Mais de 200 mil crianças morrem de fome por ano, porque grande quantidade de comida vai para o lixo.
Essa comida que você joga todos os dias o seu lixo agora poderia estar alimentando crianças com fome.
Se a gente não jogar esses alimentos fora, além de ajudar as crinaças vão ajudar outras pessoas.
No Brasil 9 bilhões de alimentos são estragados, eles são embalados de forma errada, são transportados em estrada esburacadas, no sol ou na chuva, que pode pegar bactérias e dar intoxicação alimentar, adoecendo as pessoas.

Texto elaborado com base no texto “Quase metade faz frutas se perde” do livro didático de Português, 3ª série da autora Lucinéia Machado pela aluna Ester Cristina Brunhara – 4º Ano B


O QUE PODEMOS FAZER COM AS CASCAS DAS FRUTAS

As cascas das frutas várias vezes são jogadas fora.
Mas vocês sabem o que dá para fazer com elas?
Várias coisas gostosa como: Bolo de casca de maçã, suco de casca de pêssego e doce de casca de laranja.
Podemos fazer com qualquer casca.
Vai ficar uma delícia. Por isso não joguem as cascas fora.

Texto elaborado pela aluna Vitória Gabriela Dias Silva – 4º Ano B


AJUDANDO OS NECESSITADOS

Conservar os alimentos é muito importante, para o nosso mundo e para nós também. Porque tem muitas pessoas que precisam de alimentos.
Existem muitas pessoas que estão jogando comida no lixo e essas comidas poderiam ser consumidas pelos necessitados.
Muitas frutas também vão acabar no lixo, as vezes elas apodrecem, e as cascas das frutas também podem ser boas para fazer doces como bolos, tortas e etc.
Texto elaborado pelo aluno Paulo Ricardo Leodoro – 4º Ano B

Um comentário: