quinta-feira, 29 de outubro de 2015

EXPOSIÇÃO - PROJETO MÃOS DADAS

     No ano de 2015, tivemos a reedição do projeto “Mãos Dadas, Unindo Forças” na rede municipal de ensino, que consiste na realização de atividades que levam os alunos a refletir sobre suas próprias condutas, a partir de princípios e virtudes vinculados à justiça, respeito mútuo e tolerância, que objetivam na educação para a cidadania. As atividades foram trabalhadas no ambiente escolar e também dentro de casa.
     O projeto, idealizado pela psicopedagoga Stefânia Cerruti a pedido do prefeito Gustavo Stupp, foi desenvolvido nas Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs), Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (Cempi), no Centro Educacional Municipal de Apoio e Atendimento Especial (Cemaae) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa, que em 2015 foi realizado até julho, existe desde o ano passado.
     As atividades são interdisciplinares, ou seja, são trabalhados de forma conjunta entre várias disciplinas e são divididas por ano escolar. Para os nonos anos, palestras sobre a história de Malala, uma ativista paquistanesa de 17 anos, foram sendo realizadas nas Emebs “Cleusa Marilene Vieira de Mello”, “Jorge Bertolaso Stella”, “Francisco Piccolomini” e “Professor Humberto Brasi”.
     Após a palestra, os alunos fizeram uma reflexão através de um questionário sobre o tema, realizado em grupo, como uma forma de incentivar a observação sobre direitos humanos e o acesso à Educação no Brasil e no mundo, que deram origem à perguntas que foram feitas pelos próprios alunos pessoalmente à secretária de Educação de Mogi Mirim, Márcia Róttoli de Oliveira Masotti, em uma espécie de entrevista.
O PROJETO
     O “Mãos Dadas, Unindo Forças” teve continuidade neste ano pela Secretaria de Educação pela importância dos temas abordados e por entender que a instrução e a formação da cidadania são indissociáveis e que o papel da escola não implica somente no aprendizado dos conteúdos, mas também na formação ética de crianças e jovens.
tabela

     Vamos conferir as fotos da exposição que aconteceu na escola e posteriormente na Estação Educação?
















quarta-feira, 21 de outubro de 2015

DENGUE

A prevenção é a única arma contra a doença.

     A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais 
propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não 
acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus 
velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, 
cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas
DicasDicasDicasDicasDicas
DicasDicasDicasDicasDicas
     Aqui na escola, a professora Jose (Informática), também entrou nessa campanha de prevenção, junto aos alunos. Usando a tecnologia da Lousa Digital, preparou uma aula para explicar aos alunos esse grave problema, bem como maneiras de contribuirmos para a prevenção da doença.





PROGRAMA PINGO DE ÓLEO




O cuidado com o meio ambiente deve começar desde cedo. A empresa Eaton acredita nisso, e desenvolve desde 2007 o Programa Pingo de Óleo

Quinzenalmente recebe grupos de crianças e jovens  nas suas dependências para que conheçam algumas etapas do seu processo produtivo e aprendam sobre a reciclagem de óleo com visita na Estação de Tratamento de Efluentes. 

Além disso, depois de aprenderem sobre os cuidados com os resíduos, é oferecido um lanche e entregue o certificado de participação.

Nossos alunos do 5º ano também participaram dessa iniciativa...



PÁSCOA


Resultado de imagem para Pascoa










     Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a ressurreição de Jesus Cristo.




SÍMBOLOS DA PÁSCOA

     Um dos símbolos da Páscoa é o coelho. O animal tornou-se símbolo porque, em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração era exatamente no fim do inverno e o início da primavera, quando os animais apareciam nos campos, com seus filhotes, era a época da fertilidade.

     O ovo também é um símbolo da páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa passagem para uma vida feliz..
     Em 2015, seguindo a tradição, tivemos a Rifa de Páscoa, a visita do coelho e a entrega dos ovos de chocolate para as crianças. 
     Precisa dizer que eles adoraram?











PALESTRA - MEIO AMBIENTE

     


     Dentro de nosso Projeto Plantar, convidamos o Paulo (técnico da Secretaria de Meio Ambiente) para fazer uma palestra e explicar às crianças a importância de se cuidar das árvores e do meio ambiente.

     Abaixo, as fotos dessa palestra:




PDDE ACESSÍVEL

       PDDE Acessível é um Programa do Governo Federal que disponibiliza recursos às escolas contempladas pelo Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais.

Objetivo: Promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.

     Nossa escola faz parte desse programa e recebeu uma verba para ser investida nessa sala. Após conversarmos com as professoras, e de acordo com o valor recebido, investimos nos itens abaixo. Confiram as fotos:








quinta-feira, 8 de outubro de 2015

UNIDADE DIDÁTICA DE RECICLAGEM

     Reciclar papel pode ser uma atividade muito interessante. Podemos fabricar nosso próprio papel reciclado a partir de papéis velhos que jogamos fora. Com os papéis reciclados podemos fazer embalagens de presente, cartões personalizados e tudo o que a  imaginação mandar.
     Além de  estar ajudando a despoluir o meio ambiente, é possível encontrar nesta atividade uma fonte de prazer e passatempo, bem como uma forma de ganhar uma renda extra para a família. Artesanatos com materiais reciclados nunca saem da moda e são itens com alto teor vendável por carregarem o valor agregado de serem produtos feitos com a reutilização de materiais, ou seja, se forem bem feitos e bonitos, possuem muita procura do público.
     Aqui na escola, as aulas de Artes ganharam uma nova aliada para aprimorar a criatividade das crianças: a Unidade Didática de Reciclagem. Esse equipamento foi elaborado para facilitar a confecção de papel reciclado nas escolas, oferecendo todo o arsenal necessário para esta atividade.