segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ESCOLHA DO ARTISTA - TURMA DO BOLINHO

                             “Estou interessada no conflito. E no momento que você adiciona mais cores, um conflito sem fim é iniciado.Portanto é um movimento constante em seus olhos, em você mesmo, em                                                                                                                             seu corpo…e eu gosto.”
Beatriz Milhazes

A Turma do Bolinho (Infantil V - Professora Shirley), esteve bastante empenhada na escolha do artista que iria inspirar suas obras para a V Exposição de Telas de nossa escola. Vamos conhecer um pouco desse percurso:
"As obras de Beatriz Milhazes encantaram a Turma do Bolinho e fizeram com que a escolhessem como inspiração para a produção da tela.
Um longo percurso foi feito desde a escolha:
- apreciação de suas obras;
- levantamento das características;
- oficinas com diferentes técnicas de desenho, colagem e pintura.
O percurso até o trabalho final (telas prontas) foi bastante extenso e produtivo e as obras primas dos alunos da Turma do Bolinho ajudaram a abrilhantar a Exposição de Telas de nossa escola." 

TURMA DO BOLINHO E PROFESSORA SHIRLEY










PROJETO PLANTE MAIS ÁRVORES

"Árvores são poemas que a terra escreve para o céu"
Khalil Gibran

     Os alunos do 4º ano D e 5º ano B assistiram à palestra realizada pelos agrônomos da Prefeitura Municipal sobre o Projeto Plante Mais Árvores.

     O objetivo principal do projeto é o plantio de 10.000 árvores em nossa cidade, para melhorar a qualidade do ar e, consequentemente, de vida.

     Como você pode colaborar?
- PLANTANDO ÁRVORES!
     
     Para isso é só dirigir-se até o viveiro municipal  e retirar sua muda gratuitamente.

     Após a palestra, 4 alunos foram escolhidos como Defensores Ecológicos, ficando responsáveis por explicar para os demais colegas os detalhes do projeto e entregar um informativo a eles.

        Os alunos do 1º ano também deram sua parcela de contribuição para deixar nosso mundo mais verde: realizaram, junto com as coordenadoras o plantio de diversas mudas de plantas, pelas quais se comprometeram a zelar.
     
     É a consciência ecológica presente em nosso currículo!







V EXPOSIÇÃO DE ARTES - GRANDES PINTORES BRASILEIROS

"A pintura é poesia sem palavras"
Voltaire

     Na semana de 11 a 14 de novembro as paredes da EMEB Prof. Nelson Neves de Souza foram cobertas com poesia.

     Numa profusão de cores, nossos jovens talentos fizeram a releitura de Grandes Pintores Brasileiros como: Regina Silveira, Tarsila do Amaral, Vera Ferro, Iberê Camargo, Rosangela Scheithauer, Ellen Pestili, Aldemir Martins, Paulo Pasta, Romero Brito, Leda Catunda, Alfredo Volpi, Beatriz Milhazes e Gustavo Rosa.

     O trabalho em conjunto de todos os professores, sob a orientação da querida Tatiana Prado Massura Delfino (professora de Artes), foi responsável por mais essa edição de sucesso de nossa já tradicional Exposição Anual, e que foi apreciada por figuras ilustres como o sr. Prefeito Gustavo Stupp e seus assessores, funcionários da Secretaria de Educação, comunidade escolar, imprensa local e nossos pequenos artistas.



     A exposição também foi abrilhantada pela presença das artistas plásticas Vera Ferro e Ellen Pestili, duas das responsáveis por inspirar nossos jovens talentos.





           As crianças foram repertoriadas através da observação e análise de diversas obras do artista escolhido, fizeram vários esboços antes da pintura final, envolvendo desenhos com giz de cera, anilina, guache, lápis de cor, além de estuar um pouco sobre a vida do artista e redigir a biografia com a ajuda da professora da sala.

     Por mais que possamos descrever os detalhes técnicos desse maravilhoso trabalho, o que fica para nós pode ser resumido assim:

"A arte não é um estudo. É a beleza que suscita o entusiasmo e a simpatia É simplesmente uma questão de sentimento."
Charles Chaplin
















sexta-feira, 22 de novembro de 2013

COMO SE "FAZ" FOLCLORE

"O folclore é inerente a história e a história é inerente a você, logo o folclore pertence a você também"
Autor Desconhecido
 
     Durante os meses de agosto e setembro foi desenvolvido nas turmas de terceiros anos das professoras Simone Machado e Angela Ibarra Cardoso o Projeto: Como se "faz" folclore.
     Este projeto foi realizado como parte integrante do PACTO - Alfabetização na Idade Certa, oferecido pelo Governo Federal a todos os professores do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano).
     O principal objetivo era proporcionar momentos de leitura e escrita individual ou entre os pares, de forma lúdica e intencional. Para tanto foram oferecidos diversos gêneros textuais relacionados ao folclore como: músicas, receitas, advinhas, trava-línguas, parlendas, lendas, curiosidades, regras de jogo e brincadeiras.
 




 
 
     Houve bastante envolvimento e interesse das crianças, o que acabou gerando a vontade de compartilhar o que aprenderam com as outras turmas. O trabalho interdisciplinar foi muito importante pois a professora Gabriela (Educação Física), explorou em suas aulas algumas das brincadeiras folclóricas.
 
     Dentre todas as brincadeiras pesquisadas, os alunos escolheram a do "gato e rato" para escrever e presentear o 2º ano.
 
     Através da escrita das regras da brincadeira, foi explorado o gênero e suas características.
 
     Com o texto pronto, os 3º anos convidaram através de carta os amigos dos 2º anos para brincar, proporcionando assim um momento muito divertido entre todos.
 
     O projeto foi tão bem executado que foi um dos escolhidos para ser compartilhado no Seminário final do PACTO - módulo Alfabetização, como uma boa proposta didática para o incentivo e uso concreto da leitura e da escrita.
 





 
 
   


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CASINHA DE BONECAS

"Brincar de casinha é entrar no mundo do faz de conta onde a  criança elabora significados para sua realidade e os expressa."
Kátia A. Kuhn Chedid


          A nossa casinha de bonecas  ganhou "cara nova" em 2013.

          Por iniciativa das coordenadoras Maria do Carmo Leme Lucon e Elenir Sia Lombardi, adquirimos novos ítens para compor o espaço, proporcionando às crianças oportunidade de passar momentos agradáveis, estimulando o imaginário infantil e as brincadeiras de faz de conta.






          Quer saber mais sobre a importância das brincadeiras de faz de conta para as crianças?

          Leia abaixo a entrevista de Gisela Wajskop, (especialista sobre o assunto) para a Revista Crescer:

Brincar de faz de conta é essencial!

Nesta conversa, a especialista em ensino infantil Gisela Wajskop, que também é diretora do Instituto Singularidades, em São Paulo, explica para a gente por que os jogos e as fantasias das crianças devem ser valorizadas e estimuladas. Confira

Cristiane Yamazato

 Shutterstock
CRESCER: Brincar de casinha, de médico, professor... As crianças gostam de imitar os adultos? 
Gisela Wajskop:
 Não só gostam... Essa é a forma como fundamentalmente aprendem! Imitando os adultos, por meio de jogos e situações de faz de conta, as crianças procuram compreender o mundo e as ações humanas nas quais estão inseridas no cotidiano. Vários estudiosos da educação, como Walon, Vigostsky e Piaget, já afirmaram que não existe criação sem imitação. Até os 4 anos, a imitação é uma estratégia de conhecimento, um recurso de aprendizado essencial para o desenvolvimento do ser humano. 

C.: Esse brincar de faz-de-conta revela o que as crianças estão sentindo e pensando? 
G.W.:
 É muito difícil afirmar isso... Embora elas possam externalizar algo que estão sentindo e, eventualmente, revelar coisas internas que os pais desconhecem, acho importante destacar a brincadeira como o momento da ação de um pensamento. Vale lembrar que, nos primeiros anos de vida, o pensamento da criança ainda não está organizado como o do adulto. Então, estamos falando de um pensamento experimental, no qual situações variadas da vida e da cultura, podem ser representadas e reproduzidas livremente. 

C.: Os pais podem estimular de que forma o faz de conta? 
G.W.:
 De muitas maneiras. Oferecendo livros, lendo histórias, levando-os aos museus, parques, teatro, cinema, fazendo viagens, ouvindo música com eles, enfim... contribuindo para que elas tenham bagagem e repertório para brincar. Além disso, gostaria de ressaltar o aspecto afetivo. O olhar carinhoso, compreensivo, aprovador e acolhedor dos pais enquanto seus filhos brincam, fazem as suas descobertas a respeito do mundo. Esse gesto é fundamental para a construção do ser humano. 

C.: As crianças podem brincar com o salto alto da mãe? 
G.W.:
 Podem. Sem problemas se o salto alto, a maquiagem e o esmalte estão presentes no faz-de-conta, no momento de brincar. Fora desse contexto, é claro que esses itens não fazem do dia a dia das crianças... Hoje em dia, acompanhamos uma erotização que rouba a infância e diminui a importância do brincar, tão essencial na formação da personalidade das crianças. Nem é preciso dizer que salto e maquiagem não combinam com corrida, amarelinha, parquinho, areia etc. 

C.: Até que ponto os pais podem brincar junto no faz de conta? Eles devem “corrigir” o que a criança faz de errado? Isso poderia ensinar ou bloquear a criatividade? 
G.W.:
 Sinalizar que comidinha feita de areia não é para comer é um papel dos pais, por exemplo. Além disso, eles podem apresentar brincadeiras e formas de brincar que o filho desconhece. Agora, esse não é um momento de “ensinar” algo para as crianças. Não há correção na brincadeira. A função educacional deve ser posta em prática na hora de dormir, durante a assepsia, nas refeições e assim por diante. Durante a brincadeira, o que é eficaz é o exercício do ensaio e do erro. Quanto ao tamanho da participação, as crianças são ótimas para dar o limite aos pais. Quando elas não precisarem mais dos adultos para brincar, elas vão dizer.

PALESTRA - SAÚDE BUCAL



"A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo"
Cícero


          Os alunos da EMEB Prof. Nelson Neves foram agraciados com uma interessante palestra onde aprenderam, através de um teatro de fantoches, a melhor maneira de cuidar de seus dentinhos.

          Agradecemos à Equipe de Higienistas da Secretaria de Saúde de Mogi Mirim pelo carinho com que prepararam o evento. 






          Para saber um pouco mais sobre o assunto, compartilhamos com vocês algumas dicas sobre cuidado com os dentes, encontradas no site da Colgate:



O que é uma boa higiene bucal?


Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
  • Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
  • A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
  • O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.
Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.
  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
  • Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
  • Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
  • Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.
Técnicas corretas de escovação:
brush1brush2brush3
Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva.
Escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente.
Com cuidado, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.
Uso correto do fio dental:
floss1floss2floss3
Use aproxima- damente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos.
Siga, com cuidado, as curvas dos dentes.
Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva.